Weather

15 março 2006

CONSTITUI UM ÊXITO A HOMENAGEM A FRIDA NA GALERIA DA DGAJ

Iniciou-se no passado dia 8 de Março a nova exposição na galeria de arte da Direcção-Geral da Administração da Justiça, que vai estar patente até 13 de Abril, intitulada UM LUGAR PARA FRIDA KHALO. Fui lá ontem visitar a exposição e gostei muito da combinação dos quadros da artista ELSA DE SOUSA com as jóias de ANA CARDOSO. A policromia dos quadros e das jóias harmonizam-se perfeitamente. Os 18 quadros expostos revelam uma grande influência do traço e cor de FRIDA e surpreenderam-me por - na minha interpretação - não nos transmitirem o sofrimento e a angústia que transparecem da obra de FRIDA. Foi provavelmente uma opção da pintora ELSA DE SOUSA, que nos quis transmitir o apego de FRIDA à vida apesar de toda a contrariedade que a atingiu. É bem possível que esteja equivocado!? De qualquer forma, a pintora ELSA trabalhou intensamente para prestar esta merecida e conseguida homenagem à grande FRIDA: assinale-se que os quadros em exposição encontram-se todos datados de 2003 a 2006. Gostei muito do auto-retrato da pintora, que se retrata juntamente com FRIDA.
As jóias, muito bem expostas, em vidro orgânico da ANA CARDOSO impõem-se, também, pelas suas formas originais e pelas suas cores vivas.
Resta referir que, na inauguração da exposição, onde não estivemos, CÉSAR SALVADO declamou o seu poema intitulado Mãe Luz, que de seguida reproduzimos:

Os afectos
São o bálsamo
Permanente
Na viagem dos sentimentos

O cheiro da cal
E do almagre
Que ainda
Trago comigo

A memória
Das palavras
Sentadas no portado

E a luz
De minha mãe
Debruçada no postigo

Os afectos
Meu irmão
São o caviar dos justos !...

Sem comentários: