Weather

02 março 2007

PNEUS VELHOS vs. BOAS ESTRADAS !

Sabia que os pneus em fim de vida são bons para as estradas ?!

É verdade:

- elevam a resistência à propagação de fendas !;

- reduzem os custos de manutenção dos pavimentos !;

- incrementam o atrito, aumentando a segurança rodoviária por via da redução da distância de travagem !;

- reduzem o ruído de circulação !


Não, não estamos a brincar com coisas sérias, mas impõe-se esclarecer que não é rigoroso o nexo directo de causalidade que acima estabelecemos.


Na verdade, do que se trata é da imposição legal aos organismos públicos responsáveis pela contratação de empreitadas de construção, reabilitação ou manutenção de infra-estruturas rodoviárias, de preverem a utilização em pavimentos de misturas betuminosas com a incorporação de betumes modificados com borrachas provenientes da reciclagem de pneus em fim de vida.


São estas misturas que possuem as virtudes acima descritas.


Esta iniciativa governamental (cf. despacho nº 4015/2007, dos Ministérios do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional e das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, hoje publicada no Diário da República, 2ª série) nem daqueles que estão sempre no bota abaixo merecerá reprovação, tanto mais que revestirá inegável efeito ecológico ...


À atenção da EP - Estradas de Portugal, E.P.E. !

(imagem de http://www.dordogne.pref.gouv.fr)

2 comentários:

NunoOchoa disse...

Óptima notícia ... Uma medida que, a ser aplicada, vai trazer óbvias vantagens tanto a nível económico, como - e mais importante - a nível ecológico.
Ao que parece, a EP não esqueceu o assunto e já criou um Grupo de Trabalho para produzir uma especificação para este tipo betume modificado.

Carlos disse...

Importante notícia esta !

A EP estava atenta e também consulta o TUDOEMAISALGUMACOISA...

Já agora: era interessante saber o contributo das escolas de engenharia, por exemplo do IST, para a adopção desta iniciativa governamental ...

Haverá por aí algum leitor que possa prestar uma contribuição ?