Weather

13 junho 2013

RECORDANDO SANTO ANTÓNIO NO DIA EM QUE SE ASSINALA A SUA MORTE!


Hoje, 13 de Junho, é Dia de Santo António.

Santo António, baptizado com o nome de Fernando, nasceu em 1195.

Quando completou 15 anos deixou a casa rica onde vivia com os seus familiares e ingressou no Mosteiro de São Vicente, onde teve uma boa formação intelectual, de tal forma que se veio a tornar um dos pregadores mais cultos da Europa.

Mais tarde foi para Coimbra e continuou os seus estudos de filosofia e teologia no Mosteiro de Santa Cruz, tendo sido ordenado sacerdote aos 25 anos de idade (frei Fernando).

Quando soube em Fevereiro de 1220 que, em Marrocos, tinham sido assassinados cinco missionários franciscanos, tomou a decisão de ingressar na Ordem dos Franciscanos e passou a chamar-se frei António.

Embarcou depois para África com os seus novos irmãos, os filhos de Francisco de Assis.

Desembarcado em Marrocos, frei António ficou gravemente doente, razão por que pretendeu regressar à sua pátria.

O navio todavia foi levado para as terras de Sicília e frei António vai para Assis, onde se encontra com S. Francisco de Assis em 1221.

Posteriormente, pelas ruas da cidade de Forli e por França frei António revela-se um excepcional pregador do Evangelho.

[Em 1226, S. Francisco aparece em Arles, durante uma pregação do frei António, e abençoa a sua acção apostólica].

Para além da pregação, muitas outras tarefas estiveram sob a sua responsabilidade e a sua obra “Os Sermões” conduzem a que lhe fosse atribuído o título de Doutor da Igreja.

Cansado, mal alimentado, com a saúde precária, morre aos 36 anos de idade em Pádua a 13 de Junho de 1231.

Ainda não tinha passado um ano da sua morte quando, no dia 30 de Maio de 1232, na Catedral de Spoleto, o Papa Gregório IX elevou à honra “dos altares Santo António de Lisboa - popularmente conhecido, pela sua ligação apostólica à cidade de Pádua, com o nome de Santo António de Pádua” (cf. Vida do Santo, de Vergílio Gamboso).






Sem comentários: