Weather

07 janeiro 2015

CONCERTO A NÃO PERDER ...




Esta semana a GULBENKIAN faculta-nos a audição do Concerto para Piano e Orquestra nº 4, em Sol maior, op. 58, de Ludwig van Beethoven, e a Sinfonia nº 4, em Mi bemol maior (1886), de Anton Bruckner, o que faz através da sua afamada Orquestra, neste caso dirigida pelo reconhecido maestro alemão DAVID AFKAM, e integrando o premiado pianista romeno RADU LUPU.

O Concerto foi composto em Viena entre 1805 e 1806, e apresentado ao público em 1808, também em Viena, actuando Beethoven como solista de piano.
A importância e o valor desta obra não foram logo reconhecidos, mas actualmente é considerada uma obra central para Piano e Orquestra.

A Sinfonia nº 4, intitulada de “Romântica” pelo próprio compositor ANTON BRUCKNER, foi por este escrita em 1874, e estreada em 1881, em Viena, com grande sucesso.

O conhecimento geral sobre BEETHOVEN e a inegável importância da sua obra, não justifica se produzam aqui redundantes considerações.

Todavia, a situação é diversa relativamente a ANTON BRUCKNER, importando assim divulgar que se trata de um compositor austríaco que viveu entre 1824 e 1896, cuja obra não foi especialmente valorizada em vida, o que veio posteriormente a acontecer pelo reconhecimento da influência de BACH, HAYDEN e MOZART na sua música.

Como assinalámos, o concerto será dirigido pelo jovem maestro, de nacionalidade alemã, DAVID AFKAM, nomeado para dirigir a Orquestra Nacional de Espanha a partir de Setembro de 2015.
Apesar da sua juventude (nasceu em 1983), o reconhecimento do seu valor mereceu a DAVID AFKAM o convite para assumir a regência de importantes orquestras, como a Orquestra Sinfónica de Londres.

O concerto integra o pianista romeno RADU LUPU (nascido em 1945), que tem actuado regularmente em festivais da Europa e dos Estados Unidos, e sido regularmente premiado em vários concursos.

(DAVID AFKAM - foto /imagem de askonasholt.co.uk)

Sem comentários: