Weather

01 maio 2015

1º DE MAIO – DIA DO TRABALHADOR!




O 1º de Maio, como dia internacional dos trabalhadores, tem origem numa gigantesca greve e manifestação de trabalhadores realizada em 1886, em Chicago, EUA; os trabalhadores reivindicavam a criação da jornada diária de oito (8) horas de trabalho.

Este acontecimento gerou uma repressão sangrenta, tendo-se verificado mortos, feridos, e detidos muitos trabalhadores.

Nos anos que se seguiram, os trabalhadores não mais deixaram de se manifestar pela redução do horário diário de trabalho.

No dia 23 de abril de 1919, o Senado francês acolheu a jornada de trabalho com a duração de oito (8) horas, e instituiu o dia 1 de Maio, como feriado e dia dos trabalhadores, efeméride quase mundialmente reconhecida.

Em Portugal, durante o regime de Salazar / Marcelo Caetano sempre foi violentamente reprimida a pretensão dos trabalhadores comemorarem o 1º de Maio.

Após o 25 de Abril de 1974, o 1º de Maio passou a ser feriado, também em Portugal, aproveitando, os que se manifestam, para apresentarem as suas exigências de natureza laboral, social e política.

Em Portugal, o 1º de Maio, continua a afirmar-se como uma data histórica, anualmente assinalada, constituindo um direito ainda não reconhecido universalmente!



(imagem de: serracastelhana.com.br)

Sem comentários: