Weather

20 janeiro 2016

A MÃE; AINDA A MÃE; SEMPRE A MÃE!...




Amar é ceder

Está tanto frio. Olho para o
termómetro às nove da noite: 13
graus centígrados.Portugal é o
país europeu com menos razão
para se queixar.
Mas queixamo-nos. E temos
razão. Queixarmo-nos mostra
que estamos mal habituados.
Ser mimado - é cada vez mais
necessário lembrar - é uma
coisa boa para quem é mimado e má
(alegadamente) para quem mima.
A minha Mãe, que morreu no último dia
de Maio de 2015, está sempre comigo - e eu
sinto uma falta dela como se nunca tivesse
estado comigo - dizia que era impossível
amar ou mimar de mais uma criança. Os
ingleses usam o verbo «spoil», que significa
estragar com mimos. Ela não. Ela sabia
(ou achava, como eu dantes pensava) que
era impossível amar de mais e, sobretudo,
mostrar que se amava. A minha Mãe tinha
razão. Não é por Portugal ser um país com
um clima temperado e isento de tragédias
climatéricas que nós perdemos o direito de
nos queixarmos que está frio. O amor de
mãe e a aparente atitude pessoal do clima
para com cada um de nós são parecidos de
mais para os descontarmos.
Está frio. Bem sei que 13 graus centígrados,
à noite, são considerados uma sorte divina.
Para nós, mal habituados, também é um
frio dos diabos. Ser mimado também é a
mais bela das maldições. O amor é uma
temperatura boa. A vontade de ser amado
aparece sempre, milagrosamente, depois
da sorte imensa de se ser amado. No mundo
em que todos vivemos, a melhor maneira de
viver é amar cada momento que temos para
escolher como vamos reagir.


Miguel Esteves Cardoso - "Ainda ontem"
in PÚBLICO, TER 19 JAN 2016, pág. 45

(imagem de: indiretasmaternas.com.br)

Sem comentários: