Weather

26 fevereiro 2016

DEBUSSY, RAVEL e TINOCO NA GULBENKIAN




(Ontem e) HOJE, no Grande Auditório da Fundação Gulbenkian, CLAUDE DEBUSSY, MAURICE RAVEL e LUIS TINOCO (foram) são interpretados pela ORQUESTRA GULBENKIAN, sob a direção da Maestrina finlandesa SUSANNA MALKKI, e com o pianista francês DAVID KADOUCH.

De CLAUDE DEBUSSY (ouviu-se) ouvir-se-á Prélude à l’aprés-midi d´un faune, e La mer; de MAURICE RAVEL (assistiu-se) assistir-se-á ao CONCERTO para PIANO para a Mão Esquerda, em Ré Maior.
Ravel compôs este concerto a pedido de um pianista que, na primeira grande guerra, foi vítima da amputação do braço direito.

Impressiona o talento do pianista DAVID KADOUCH que, tocando o piano exclusivamente com a mão esquerda, obtém um resultado idêntico a um desempenho com ambas as mãos.

O compositor português LUÍS TINOCO (viu) verá a estreia mundial da sua peça sinfónica O Sotaque Azul das Águas, iniciativa conjunta da Orquestra Sinfónica do Estado de São Paulo e da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da denominada parceria SP-LX – Música Contemporânea do Brasil e de Portugal, destinada à apresentação alternada e anual de novas criações de um compositor português ou brasileiro.

CLAUDE DEBUSSY e MAURICE RAVEL não necessitam de qualquer apresentação pela sua importância na composição musical.

LUIS TINOCO graduou-se em composição na Escola Superior de Música de Lisboa, e prosseguiu a sua formação académica na Royal Academy of Music, de Londres e na Universidade de York.
Exerce funções docentes na Escola onde se graduou, e colabora com a Antena 2 da RTP.
O SOTAQUE AZUL DAS ÁGUAS é uma co-encomenda da FCB (Fundação Calouste Gulbenkian) e da OSESP (Orquestra Sinfónica Estadual de São Paulo), agora estreada em Portugal e apresentação em São Paulo, em Maio deste ano.

Não pode deixar de se assinalar a harmonia musical entre as obras escolhidas pela Direção do Serviço de Música da Gulbenkian, particularmente O Sotaque Azul das Águas e La mer, nem a muito elaborada e complexa orquestração que, seguramente, exigiu um significativo envolvimento e empenhamento da Maestrina SUSANNA MALKKI.

(imagem de: www.musicweb-international.com)

Sem comentários: